As atividades de História para o 1º ano sobre as fases da vida e a ideia de temporalidade são fundamentais para o desenvolvimento da noção de passado, presente e futuro nas crianças.
Por meio de propostas visuais, lúdicas e contextualizadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é possível ensinar aos alunos suas próprias vivências, memórias familiares e etapas do crescimento.
Neste artigo, o Pequeno Lobato reuniu atividades prontas para imprimir, elaboradas para ajudar os estudantes a se reconhecerem como sujeitos históricos em constante transformação. Aproveite!
Alinhamento das Atividades de História à BNCC – 1º Ano
- Unidade Temática: Mundo pessoal: meu lugar no mundo
- Objeto de conhecimento: As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado, presente, futuro)
- Habilidade trabalhada: EF01HI01 – Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade.
Atividades de História 1º Ano – As fases da vida e a ideia de temporalidade
Nestas folhas de atividades, as crianças vão aprender a refletir sobre as transformações que já vivenciaram, a comparar diferentes fases da vida e a compreender a passagem do tempo de forma concreta e significativa.
Através de desenhos ilustrativos, leitura de imagens, frases para completar e associação de objetos, os alunos são estimulados a identificar suas próprias experiências e ampliar a consciência temporal de maneira lúdica e afetiva.
1 – Atividade de História 1º ano sobre as fases da vida e temporalidade com desenho, complete e ligue as figuras
2 – Atividade de História 1º ano sobre as fases da vida para numerar as imagens
Por que ensinar as fases da vida e a ideia de temporalidade no 1º ano?
Trabalhar as fases da vida e a noção de temporalidade com alunos do 1º ano é essencial para desenvolver sua identidade, estimular a construção da memória e introduzir os primeiros conceitos históricos. As atividades que apresentamos neste artigo não apenas seguem a BNCC, mas também traduzem esse aprendizado de forma concreta, afetiva e visual.
Qual é a importância de trabalhar a noção de tempo com crianças pequenas?
Ensinar a ideia de temporalidade no 1º ano ajuda a criança a compreender sua própria história, a se localizar no tempo e a desenvolver noções básicas de ontem, hoje e amanhã. Isso fortalece sua identidade e favorece o reconhecimento de mudanças no corpo, na rotina e nos vínculos familiares.
Como as atividades visuais e lúdicas contribuem para o desenvolvimento histórico das crianças?
Atividades com imagens, desenhos e frases curtas despertam o interesse e facilitam a compreensão. As crianças conseguem se ver representadas nas propostas e, assim, conectam as aprendizagens ao seu cotidiano. Isso torna o aprendizado mais divertido, significativo e efetivo.
Por que a BNCC valoriza o tema “fases da vida” no ensino de História?
Porque o conhecimento histórico começa a partir da história de vida da própria criança. A BNCC propõe que os alunos desenvolvam consciência histórica por meio da observação e da comparação entre diferentes tempos vividos. Essa habilidade é a base para futuros conteúdos mais complexos de História.
Conclusão
Ensinar as fases da vida e a ideia de temporalidade com os alunos do 1º ano é uma maneira divertida, envolvente e eficaz de introduzir conceitos fundamentais da História.
As atividades aqui propostas — baseadas na BNCC e prontas para imprimir — favorecem a construção da identidade, o entendimento do tempo e o desenvolvimento da linguagem oral e escrita por meio de experiências pessoais.
Incentivar as crianças a se reconhecerem como sujeitos históricos é o primeiro passo para formar cidadãos conscientes do seu papel no mundo.
Gostou das nossas atividades? Deixe nos comentários sua opinião ou sugestão! Sua participação é muito importante para continuarmos oferecendo conteúdos de qualidade!