Atividades de Matemática 1º Ano – Contagem e Reconhecimento de Números no Dia a Dia

Se você está procurando atividades de Matemática para o 1º Ano que abordem contagem e reconhecimento de números no dia a dia, você veio ao lugar certo!

Atividades de matemática 1º Ano – Contagem e Reconhecimento de Números no Dia a Dia

As atividades reunidas pela equipe do Pequeno Lobato neste artigo foram elaboradas de forma prática e lúdica, seguindo a habilidade EF01MA01 da BNCC, para ajudar professores e professoras a trabalharem contagem, sequência e reconhecimento de números no dia a dia.

Com elas, a aprendizagem acontece de forma visual e divertida, criando significado para o que os alunos aprendem e trazendo os números para perto de sua realidade.

Clique aqui para ter acesso a mais de 470 atividades de Matemática, totalmente alinhadas à BNCC e prontinhas para imprimir.

Alinhamento das atividades de Matemática à BNCC – Unidade temática: Números

As atividades propostas neste material foram planejadas conforme a unidade temática Números do 1º ano do Ensino Fundamental.

Objeto de conhecimento:

  • Contagem de rotina;
  • Contagem ascendente e descendente;
  • Reconhecimento de números em diferentes contextos do dia a dia (quantidade, ordem e códigos).

Habilidade EF01MA01:

Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

Atividades de Matemática 1º Ano – Contagem e Reconhecimento de Números no Dia a Dia prontas para imprimir

Logo abaixo, você vai encontrar propostas visuais e lúdicas, como ligar números à quantidade certa, completar sequências, identificar códigos numéricos, brincar de caça-números e organizar ordens em pódios. Todas estão prontas para imprimir e aplicar com sua turma.

1 – Atividade de Matemática 1º ano para imprimir com contagem, sequência numérica e associação número e quantidade

Atividade de Matemática 1º ano para imprimir com contagem, sequência numérica e associação número e quantidade
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA

2 – Atividade de Matemática 1º ano identificar números como códigos e caça-números para contagem e sequência

Atividade de Matemática 1º ano identificar números como códigos e caça-números para contagem e sequência

3 – Atividade de Matemática 1º ano ordem de classificação no pódio e corrida colorida para trabalhar sequência numérica

Atividade de Matemática 1º ano ordem de classificação no pódio e corrida colorida para trabalhar sequência numérica

Gostaria de ter o material completo do Pequeno Lobato de Matemática, totalmente alinhado à BNCC, com mais de 470 folhas de atividades prontas para imprimir? Então clique aqui.

Por que trabalhar contagem e identificação de números no início do Ensino Fundamental?

No início do 1º ano, contar e reconhecer números significa dar sentido ao uso do número no cotidiano.

Isso permite que as crianças organizem ideias, criem noção de ordem e passem a compreender elementos tão presentes no dia a dia, como placas, relógios, códigos e filas.

Quais habilidades da BNCC essas atividades desenvolvem?

Essas atividades trabalham diretamente a habilidade EF01MA01, permitindo que o aluno:

  • Conte objetos e organize números em sequência;
  • Compare números e diferencie número como código de número para contagem;
  • Entenda a função do número em diferentes contextos.

Como essas atividades ajudam na prática pedagógica?

Esses materiais economizam tempo no planejamento e dão segurança ao professor, ao proporcionar atividades coerentes com a BNCC.

As crianças participam ativamente e se divertem enquanto aprendem conceitos essenciais de números e contagem.

Quais atividades posso usar para ensinar contagem e sequência de números no 1º ano?

As atividades mais eficazes são as que envolvem:

  • Brincadeiras de pódio (ordem 1º, 2º, 3º)
  • Ligar o número à quantidade correta
  • Completar escadas ou linhas de números que faltam
  • Descobrir números em cenários ilustrados (caça-números)
  • Identificar números usados como códigos (placas, etiquetas)

Esses recursos pedagógicos estão presentes nas imagens que acompanham o artigo.

ATIVIDADES DE MATEMÁTICA

Conclusão

Com atividades simples e criativas, é possível transformar o aprendizado da Matemática no 1º ano em algo prazeroso e cheio de significado.

Baixe as imagens propostas neste artigo e aplique com seus alunos: números, códigos e contagem passarão a fazer parte do dia a dia de forma natural, prática e divertida.

Deixe seu comentário logo abaixo sobre o que achou das nossas atividades.

Deixe um comentário

logo_pequeno_lobato
Políticas de privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.