Se você está procurando atividades de Matemática para o 1º Ano que abordem contagem e reconhecimento de números no dia a dia, você veio ao lugar certo!
As atividades reunidas pela equipe do Pequeno Lobato neste artigo foram elaboradas de forma prática e lúdica, seguindo a habilidade EF01MA01 da BNCC, para ajudar professores e professoras a trabalharem contagem, sequência e reconhecimento de números no dia a dia.
Com elas, a aprendizagem acontece de forma visual e divertida, criando significado para o que os alunos aprendem e trazendo os números para perto de sua realidade.
Alinhamento das atividades de Matemática à BNCC – Unidade temática: Números
As atividades propostas neste material foram planejadas conforme a unidade temática Números do 1º ano do Ensino Fundamental.
Objeto de conhecimento:
- Contagem de rotina;
- Contagem ascendente e descendente;
- Reconhecimento de números em diferentes contextos do dia a dia (quantidade, ordem e códigos).
Habilidade EF01MA01:
Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
Atividades de Matemática 1º Ano – Contagem e Reconhecimento de Números no Dia a Dia prontas para imprimir
Logo abaixo, você vai encontrar propostas visuais e lúdicas, como ligar números à quantidade certa, completar sequências, identificar códigos numéricos, brincar de caça-números e organizar ordens em pódios. Todas estão prontas para imprimir e aplicar com sua turma.
1 – Atividade de Matemática 1º ano para imprimir com contagem, sequência numérica e associação número e quantidade
2 – Atividade de Matemática 1º ano identificar números como códigos e caça-números para contagem e sequência
3 – Atividade de Matemática 1º ano ordem de classificação no pódio e corrida colorida para trabalhar sequência numérica
Por que trabalhar contagem e identificação de números no início do Ensino Fundamental?
No início do 1º ano, contar e reconhecer números significa dar sentido ao uso do número no cotidiano.
Isso permite que as crianças organizem ideias, criem noção de ordem e passem a compreender elementos tão presentes no dia a dia, como placas, relógios, códigos e filas.
Quais habilidades da BNCC essas atividades desenvolvem?
Essas atividades trabalham diretamente a habilidade EF01MA01, permitindo que o aluno:
- Conte objetos e organize números em sequência;
- Compare números e diferencie número como código de número para contagem;
- Entenda a função do número em diferentes contextos.
Como essas atividades ajudam na prática pedagógica?
Esses materiais economizam tempo no planejamento e dão segurança ao professor, ao proporcionar atividades coerentes com a BNCC.
As crianças participam ativamente e se divertem enquanto aprendem conceitos essenciais de números e contagem.
Quais atividades posso usar para ensinar contagem e sequência de números no 1º ano?
As atividades mais eficazes são as que envolvem:
- Brincadeiras de pódio (ordem 1º, 2º, 3º)
- Ligar o número à quantidade correta
- Completar escadas ou linhas de números que faltam
- Descobrir números em cenários ilustrados (caça-números)
- Identificar números usados como códigos (placas, etiquetas)
Esses recursos pedagógicos estão presentes nas imagens que acompanham o artigo.
Conclusão
Com atividades simples e criativas, é possível transformar o aprendizado da Matemática no 1º ano em algo prazeroso e cheio de significado.
Baixe as imagens propostas neste artigo e aplique com seus alunos: números, códigos e contagem passarão a fazer parte do dia a dia de forma natural, prática e divertida.
Deixe seu comentário logo abaixo sobre o que achou das nossas atividades.