Atividades de Ciências 3º Ano – Produção de Som

As atividades de Ciências 3º Ano sobre a produção de som são fundamentais para ajudar as crianças a compreenderem, de forma prática e investigativa, como os sons são gerados, transmitidos e percebidos no dia a dia. Trabalhar esse conteúdo aproxima a ciência da realidade dos alunos, já que o som está presente em casa, na escola, na natureza e em praticamente todas as situações que fazem parte da infância.

Atividades de Ciências 3º Ano – Produção de Som

As propostas que você encontrará aqui foram elaboradas pela equipe do Pequeno Lobato com base na BNCC (EF03CI01) e exploram experimentos simples — como vibração de objetos, telefone de barbante, comparação de sons e observação de fatores que facilitam ou dificultam a propagação sonora. Assim, o aluno não apenas aprende o conceito, mas vivencia o fenômeno, desenvolvendo curiosidade e raciocínio lógico para a investigação científica.

Atividades de Ciências 3º Ano – Produção de Som segundo a BNCC para Imprimir

Todas as atividades foram pensadas para serem visuais, acessíveis e prontas para imprimir, facilitando o trabalho do professor e tornando a aula mais leve e divertida. Vamos lá?

Gostaria de ter o material completo do Pequeno Lobato de Ciências, totalmente alinhado à BNCC, com mais de 190 folhas de atividades prontas para imprimir? Então clique aqui.

Atividade de Ciências 3º Ano Fundamental sobre Produção de Som para Imprimir
ATIVIDADES DE CIÊNCIAS
Atividade de Ciências 3º Ano Produção de Som para Imprimir
Atividade de Ciências 3º Ano sobre Produção de Som para Imprimir

Clique aqui para ter acesso a mais de 190 atividades de Ciências como essas, totalmente alinhadas à BNCC e prontinhas para imprimir.

Por que ensinar produção de som no 3º ano?

Porque o som faz parte do cotidiano das crianças — ele está em casa, na escola, na natureza. Ensinar como ele é produzido e transmitido ajuda os alunos a compreender melhor o mundo físico, além de estimular a investigação, a criatividade e o pensamento crítico desde cedo.

Como trabalhar a vibração do som de forma prática?

Utilizando materiais simples como telefone de barbante, elásticos, colheres e caixas, os alunos podem observar que o som precisa de um meio para viajar e que ele nasce da vibração. Essa vivência aproxima a ciência da realidade e torna o aprendizado muito mais significativo.

Que tipo de materiais posso usar nas atividades?

Copos, barbantes, tampinhas, papel celofane, sinos, instrumentos de percussão simples… Tudo que vibre e possa gerar som é útil. Esses materiais tornam a aula mais interativa e envolvente, além de reforçar os conceitos trabalhados.

ATIVIDADES DE CIÊNCIAS

Alinhamento das Atividades de Ciências à BNCC

A BNCC propõe que, no 3º ano do Ensino Fundamental, os alunos aprofundem sua compreensão sobre os fenômenos naturais a partir de experiências significativas e investigativas. No campo da produção de som, o objetivo é levar a criança a perceber que o som é resultado de vibrações e que diversos fatores — como o tipo de material ou a presença de barreiras — influenciam na sua propagação.

As atividades deste artigo foram desenvolvidas com base na habilidade EF03CI01, dentro da unidade temática Matéria e Energia, e propõem desafios práticos, como o uso do telefone de barbante, identificação de sons no ambiente e análise de situações que facilitam ou dificultam a transmissão sonora. Tudo isso contribui para que o aluno observe, questione, experimente e desenvolva explicações próprias sobre os fenômenos que fazem parte do seu cotidiano.

Matéria e energia

Objeto de Conhecimento: Produção de som

Habilidades: EF03CI01
  • (EF03CI01) Produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis que influem nesse fenômeno.

Conclusão

Ao trabalhar a produção de som no 3º ano, você não apenas ensina um conteúdo científico essencial, mas também estimula habilidades investigativas e a curiosidade natural das crianças. Com atividades que partem de situações reais e acessíveis, o aluno aprende de forma ativa, conectando o que vê e ouve no dia a dia com conceitos científicos mais estruturados.

Essas propostas prontas para imprimir facilitam a sua prática docente, ao mesmo tempo em que garantem uma aprendizagem significativa e alinhada à BNCC.

Por fim, confira também:

Deixe um comentário

logo_pequeno_lobato
Políticas de privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.