As atividades de Ciências 3º Ano sobre a produção de som são fundamentais para ajudar as crianças a compreenderem, de forma prática e investigativa, como os sons são gerados, transmitidos e percebidos no dia a dia. Trabalhar esse conteúdo aproxima a ciência da realidade dos alunos, já que o som está presente em casa, na escola, na natureza e em praticamente todas as situações que fazem parte da infância.

As propostas que você encontrará aqui foram elaboradas pela equipe do Pequeno Lobato com base na BNCC (EF03CI01) e exploram experimentos simples — como vibração de objetos, telefone de barbante, comparação de sons e observação de fatores que facilitam ou dificultam a propagação sonora. Assim, o aluno não apenas aprende o conceito, mas vivencia o fenômeno, desenvolvendo curiosidade e raciocínio lógico para a investigação científica.
Atividades de Ciências 3º Ano – Produção de Som segundo a BNCC para Imprimir
Todas as atividades foram pensadas para serem visuais, acessíveis e prontas para imprimir, facilitando o trabalho do professor e tornando a aula mais leve e divertida. Vamos lá?



Por que ensinar produção de som no 3º ano?
Porque o som faz parte do cotidiano das crianças — ele está em casa, na escola, na natureza. Ensinar como ele é produzido e transmitido ajuda os alunos a compreender melhor o mundo físico, além de estimular a investigação, a criatividade e o pensamento crítico desde cedo.
Como trabalhar a vibração do som de forma prática?
Utilizando materiais simples como telefone de barbante, elásticos, colheres e caixas, os alunos podem observar que o som precisa de um meio para viajar e que ele nasce da vibração. Essa vivência aproxima a ciência da realidade e torna o aprendizado muito mais significativo.
Que tipo de materiais posso usar nas atividades?
Copos, barbantes, tampinhas, papel celofane, sinos, instrumentos de percussão simples… Tudo que vibre e possa gerar som é útil. Esses materiais tornam a aula mais interativa e envolvente, além de reforçar os conceitos trabalhados.
Alinhamento das Atividades de Ciências à BNCC
A BNCC propõe que, no 3º ano do Ensino Fundamental, os alunos aprofundem sua compreensão sobre os fenômenos naturais a partir de experiências significativas e investigativas. No campo da produção de som, o objetivo é levar a criança a perceber que o som é resultado de vibrações e que diversos fatores — como o tipo de material ou a presença de barreiras — influenciam na sua propagação.
As atividades deste artigo foram desenvolvidas com base na habilidade EF03CI01, dentro da unidade temática Matéria e Energia, e propõem desafios práticos, como o uso do telefone de barbante, identificação de sons no ambiente e análise de situações que facilitam ou dificultam a transmissão sonora. Tudo isso contribui para que o aluno observe, questione, experimente e desenvolva explicações próprias sobre os fenômenos que fazem parte do seu cotidiano.
Matéria e energia
Objeto de Conhecimento: Produção de som
Habilidades: EF03CI01
- (EF03CI01) Produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis que influem nesse fenômeno.
Conclusão
Ao trabalhar a produção de som no 3º ano, você não apenas ensina um conteúdo científico essencial, mas também estimula habilidades investigativas e a curiosidade natural das crianças. Com atividades que partem de situações reais e acessíveis, o aluno aprende de forma ativa, conectando o que vê e ouve no dia a dia com conceitos científicos mais estruturados.
Essas propostas prontas para imprimir facilitam a sua prática docente, ao mesmo tempo em que garantem uma aprendizagem significativa e alinhada à BNCC.
Por fim, confira também:
