As atividades de Ciências 3º Ano sobre os efeitos da luz nos materiais são excelentes ferramentas pedagógicas para ensinar como a luz interage com diferentes superfícies no dia a dia.

Nas atividades selecionadas pela equipe do Pequeno Lobato para este artigo, os alunos são convidados a observar, comparar e relatar como a luz se comporta ao atravessar objetos transparentes, refletir em superfícies polidas e ser bloqueada por objetos opacos. Tudo isso com base em situações cotidianas, promovendo um aprendizado lúdico e eficaz — exatamente como orienta a BNCC.
Atividades de Ciências 3º Ano – Efeitos da Luz nos Materiais segundo a BNCC para Imprimir
Saber como a luz interage com diferentes materiais desenvolve no aluno a capacidade de observação, investigação e explicação de fenômenos simples do cotidiano — como enxergar através de um vidro ou ver seu reflexo no espelho. Vamos ajudar as crianças a compreenderem melhor o mundo físico ao seu redor?



Quais conceitos científicos são desenvolvidos com essas atividades?
Os alunos aprendem, na prática, o que são materiais transparentes, opacos e reflexivos. Eles identificam como a luz se comporta em diferentes situações e passam a entender que a visão e os reflexos são fenômenos ligados à física da luz.
Alinhamento das Atividades de Ciências à BNCC
A BNCC estabelece que o ensino de Ciências no 3º ano deve partir das experiências e observações reais das crianças, possibilitando que elas construam explicações sobre o mundo natural com base na investigação e no raciocínio lógico.
As atividades aqui propostas seguem a unidade temática Matéria e Energia, dentro do objeto de conhecimento Efeitos da luz nos materiais, alinhadas à habilidade EF03CI02.
Matéria e energia
Objeto de Conhecimento: Efeitos da luz nos materiais
Habilidades: EF03CI02
- (EF03CI02) Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano).
Conclusão
Trabalhar os efeitos da luz nos materiais no 3º ano com atividades práticas é uma forma poderosa de transformar a curiosidade natural das crianças em conhecimento científico. Ao relacionar o conteúdo com objetos do cotidiano — como copos de vidro, espelhos ou paredes —, o professor amplia o interesse e o envolvimento dos alunos, favorecendo um aprendizado significativo, leve e divertido.
Espero que estas atividades ajudem você a enriquecer suas aulas com leveza, intencionalidade e alinhamento à BNCC.
E se você gostou do nosso material, deixe um comentário aqui embaixo contando como foi a experiência de aplicar essas atividades em sala. Sua opinião nos ajuda a criar conteúdos cada vez melhores!
Por fim, confira também:
