As atividades de Ciências 1º Ano sobre Escalas de Tempo são fundamentais para ajudar os alunos a compreenderem a organização do tempo no cotidiano, reconhecendo os períodos do dia, a sucessão dos dias da semana e a importância do ritmo diário nas atividades humanas e dos demais seres vivos.
As propostas elaboradas pela equipe do Pequeno Lobato neste material seguem as diretrizes da BNCC e abordam, de forma lúdica e prática, noções como manhã, tarde e noite; ontem, hoje e amanhã; e a sequência de dias da semana e meses. Os exercícios envolvem leitura de imagens, ligação de ideias, pinturas temáticas e reflexões simples que favorecem a construção de um raciocínio temporal desde os primeiros anos escolares. Aproveite!
Atividades de Ciências 1º Ano – Escalas de Tempo segundo a BNCC para Imprimir
Logo abaixo, você encontrará atividades de Ciências para o 1º ano que exploram de forma lúdica, divertida e significativa as escalas de tempo, ajudando os alunos a compreenderem noções como manhã, tarde e noite; ontem, hoje e amanhã; e a sequência dos dias da semana.
Por meio de ilustrações, pinturas, organização de rotinas, observação do cotidiano e análise do comportamento de animais durante o dia e a noite, as crianças são convidadas a refletir sobre o ritmo diário das atividades humanas e naturais, utilizando referências simples e familiares como o calendário da sala e hábitos da vida escolar.
1 – Atividade de Ciências 1º Ano sobre Escalas de Tempo Manhã, Tarde e Noite, Dias da Semana, Mês e Calendário para Imprimir
2 – Atividade de Ciências 1º Ano sobre Escalas de Tempo com Ontem, Hoje e Amanhã para Imprimir
3 – Atividade de Ciências 1º Ano Escalas de Tempo Dia e Noite com Animais e Rotina
4 – Atividade de Ciências 1º Ano sobre Escalas de Tempo Manhã, Tarde e Noite nas Rotinas Diárias para Imprimir
O que são escalas de tempo?
Escalas de tempo são formas de representar e compreender a passagem do tempo em diferentes níveis — como as partes do dia, os dias da semana, os meses e os anos. No 1º ano, o foco é desenvolver nas crianças a percepção sobre o tempo vivido e como ele organiza a rotina. Isso pode ser feito por meio de observações do calendário, comparação de dias, uso de termos como “ontem”, “hoje” e “amanhã”, e classificação de atividades conforme o momento em que ocorrem.
Por que é importante ensinar escalas de tempo no 1º ano?
Ensinar escalas de tempo no 1º ano é essencial para que as crianças comecem a entender a organização do seu cotidiano, reconhecendo períodos como manhã, tarde e noite, e conceitos como ontem, hoje e amanhã. Essa aprendizagem favorece a construção da autonomia, da noção de sequência temporal e da capacidade de planejar ações, além de fortalecer o vocabulário e a linguagem temporal usadas na alfabetização.
Alinhamento das Atividades de Ciências à BNCC
Para que o ensino de Ciências no 1º ano atenda às exigências da Base Nacional Comum Curricular, as atividades aqui apresentadas foram elaboradas com base nas habilidades previstas para os anos iniciais do Ensino Fundamental.
Esse alinhamento permite que os professores trabalhem com segurança, sabendo que estão promovendo aprendizagens essenciais como percepção do tempo, organização da rotina e reconhecimento dos ciclos diários da natureza. Veja abaixo o planejamento pedagógico.
Unidade Temática: Terra e Universo
Objeto de Conhecimento: Escalas de tempo
Habilidades: EF01CI05 e EF01CI06
- (EF01CI05) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos.
- (EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.
Conclusão
Essas atividades de Ciências para o 1º ano sobre escalas de tempo são ótimas aliadas no processo de alfabetização científica das crianças. Com elas, os alunos compreendem a passagem do tempo, organizam sua rotina e percebem a relação entre os ciclos da natureza e as ações humanas.
Além disso, os materiais estão prontos para imprimir, visuais e práticos — ideais para dinamizar as aulas e envolver as crianças no processo de aprendizagem.
Depois de aplicar as atividades em sala, volte aqui e nos conte como foi sua experiência!
Por fim, confira também:
- Atividades de Ciências para o 1º Ano – Características dos Materiais segundo a BNCC
- Atividades de Ciências 1º Ano – Corpo Humano e Respeito à Diversidade