As atividades de Ciências para o 1º ano têm um papel essencial na formação das primeiras compreensões das crianças sobre o mundo natural e social. Não se trata apenas de “ensinar conteúdos”: trata-se de criar experiências significativas, que ajudem os alunos a observarem, questionarem, relacionarem e explicarem o que veem ao seu redor — da rotina diária até os fenômenos da natureza, passando por seu próprio corpo e bem-estar.
Neste artigo, o Pequeno Lobato reuniu atividades de Ciências para o 1º ano prontas para imprimir, organizadas de acordo com a BNCC, que promovem aprendizagens ativas, conectadas ao cotidiano dos alunos e às práticas pedagógicas mais eficazes. Uma proposta pensada para facilitar a vida do professor e enriquecer a jornada dos pequenos cientistas em formação. Aproveite!
Atividades de Ciências 1º Ano segundo a BNCC para Imprimir
As atividades organizadas neste artigo abordam temas fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças no 1º ano do Ensino Fundamental. Um dos eixos trabalhados é o corpo humano e o respeito à diversidade, promovendo a identificação das partes do corpo, a valorização do autocuidado e a construção de atitudes de empatia e respeito às diferenças físicas entre os colegas.
Outro eixo importante é o das escalas de tempo, que introduz de maneira concreta e visual noções como ontem, hoje e amanhã; períodos do dia como manhã, tarde e noite; além da sucessão dos dias da semana e dos meses do ano. Tudo isso é trabalhado de forma contextualizada, conectando o tempo à rotina dos alunos e também ao ritmo dos seres vivos.
Além disso, também estão presentes atividades sobre as características dos materiais, que estimulam a observação do cotidiano, a identificação de diferentes tipos de materiais e a reflexão sobre seu descarte e uso consciente. Essas propostas favorecem o trabalho interdisciplinar e dialogam com o processo de alfabetização, já que envolvem leitura, escrita, interpretação de imagens e atividades práticas que tornam o aprendizado mais significativo.
1 – Atividade de Ciências 1º Ano sensorial sobre materiais na sala de aula, com caixa surpresa e reciclagem
2 – Atividade de Ciências 1º ano com pintura, classificação e identificação de materiais como plástico, papel, vidro e metal
3 – Atividade de Ciências 1º ano para marcar itens como recicláveis ou orgânicos
4 – Atividade de Ciências 1º ano com recorte e colagem para separação do lixo em lixeiras coloridas de reciclagem
5 – Atividade de Ciências 1º ano com classificação de itens em matéria orgânica ou inorgânica
6 – Atividade de Ciências 1º ano sobre partes do corpo para completar com banco de palavras
7 – Atividade de Ciências 1º ano hábitos de higiene e cuidados com o corpo humano
8 – Atividade de Ciências 1º ano respeito à diversidade e características físicas
9 – Atividade de Ciências 1º ano hábitos de higiene e corpo humano
10 – Atividade de Ciências 1º ano respeito às diferenças e diversidade
11 – Atividade de Ciências 1º ano características físicas do corpo humano
12 – Atividade de Ciências 1º ano sobre cinco sentidos para ligar as figuras
13 – Atividade de Ciências 1º ano sobre diversidade e características físicas das crianças
14 – Atividade de Ciências 1º ano com caça palavras sobre higiene pessoal
15 – Atividade de Ciências 1º ano sobre corpo humano
16 – Atividade de Ciências 1º ano com identificação dos órgãos dos cinco sentidos
17 – Atividade de Ciências 1º Ano sobre Escalas de Tempo Dia e Noite com Animais e Rotina
18 – Atividade de Ciências 1º Ano sobre Escalas de Tempo com Ontem, Hoje e Amanhã
19 – Atividade de Ciências 1º Ano sobre Escalas de Tempo Manhã, Tarde e Noite nas Rotinas Diárias
20 – Atividade de Ciências 1º Ano sobre Escalas de Tempo Manhã, Tarde e Noite, Dias da Semana, Mês e Calendário
Alinhamento das Atividades de Ciências para o 1º ano à BNCC
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) estabelece que o ensino de Ciências nos anos iniciais deve partir das vivências, curiosidades e saberes que os alunos já possuem sobre o mundo. Assim, as propostas devem proporcionar momentos de investigação, observação, raciocínio lógico, cooperação e criatividade, levando em conta os conhecimentos próprios das Ciências da Natureza.
As atividades deste artigo contemplam integralmente as Unidades Temáticas, Objetos de Conhecimento e Habilidades previstas para o 1º ano:
Matéria e Energia
Objeto de Conhecimento: Características dos materiais
Habilidade: EF01CI01
- (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.
Vida e Evolução
Objeto de Conhecimento: Corpo humano e Respeito à diversidade
Habilidades: EF01CI02, EF01CI03 e EF01CI04
- (EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.
- (EF01CI03) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.
- (EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.
Terra e Universo
Objeto de Conhecimento: Escalas de tempo
Habilidades: EF01CI05 e EF01CI06
- (EF01CI05) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos.
- (EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.
Essas habilidades estão contempladas em atividades prontas para imprimir, pensadas para que o professor ensine com segurança, clareza e intencionalidade, sem abrir mão da ludicidade e da contextualização.
Por que é importante ensinar Ciências no 1º Ano?
Ensinar Ciências no 1º ano é essencial para despertar a curiosidade natural das crianças, promovendo a construção de explicações sobre o mundo que as cerca. Além de contribuir com o letramento científico, essas atividades ajudam a desenvolver hábitos saudáveis, senso crítico e respeito às diferenças, preparando os alunos para compreenderem melhor a vida em sociedade.
Conclusão
Ensinar Ciências desde os primeiros anos escolares é investir na formação de crianças mais curiosas, críticas e conscientes. Ao trabalhar temas como o corpo humano, as escalas de tempo e as características dos materiais, proporcionamos às crianças ferramentas para compreenderem melhor o mundo ao seu redor e cuidar de si mesmas e do ambiente em que vivem. Essas atividades contribuem para o desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade e da empatia – competências essenciais para a vida em sociedade.
Ao aplicar essas propostas em sala de aula, você estará não apenas cumprindo a BNCC com intencionalidade pedagógica, mas também despertando nos alunos o prazer pela descoberta. Aproveite cada uma das sugestões, adapte à sua realidade e observe como o aprendizado se torna mais significativo quando está conectado com a rotina e a experiência das crianças.
Gostou das atividades? Já aplicou alguma delas com sua turma? Compartilhe nos comentários como foi essa experiência – sua prática pode inspirar outros educadores!
Por fim, confira também:
- Atividades de Ciências para o 1º Ano – Características dos Materiais segundo a BNCC
- Atividades de Ciências 1º Ano – Corpo Humano e Respeito à Diversidade
- Atividades de Ciências 1º Ano – Escalas de Tempo