As atividades de Geografia 1º ano sobre situações de convívio em diferentes lugares são essenciais para ajudar as crianças a compreenderem, de forma lúdica e significativa, como se dá o uso dos espaços públicos e a importância das regras de convivência para o bem-estar coletivo.
Ao explorar espaços como praças, parques, salas de aula e outros ambientes coletivos, estas atividades incentivam a observação, a comparação e o respeito às diferenças de uso desses locais. Os alunos aprendem a identificar semelhanças e diferenças entre diferentes espaços e a refletir sobre atitudes corretas e incorretas, fortalecendo valores como respeito, cuidado e responsabilidade.
Neste artigo, o Pequeno Lobato reuniu atividades prontas para imprimir, com ilustrações atrativas e divertidas, linguagem simples e objetivos pedagógicos claros, elaboradas com base nas habilidades EF01GE03 e EF01GE04 da BNCC. Aproveite!
Alinhamento das Atividades de Geografia à BNCC – 1º Ano
As atividades deste artigo foram elaboradas com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e têm como foco o objeto de conhecimento “Situações de convívio em diferentes lugares”, presente no componente curricular de Geografia para o 1º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática
O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto de conhecimento
Situações de convívio em diferentes lugares
Habilidades trabalhadas
- EF01GE03 – Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações.
- EF01GE04 – Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.).
Atividades de Geografia 1º Ano – Situações de Convívio em Diferentes Lugares
Logo abaixo você encontrará atividades de Geografia prontas para imprimir que ajudam as crianças a compreenderem o funcionamento dos espaços públicos e coletivos. Elas estimulam o olhar crítico para atitudes corretas e incorretas, incentivam a colaboração e a empatia e promovem a valorização do espaço compartilhado.
Com propostas leves e divertidas, estas atividades abordam desde a identificação de usos e características de praças e parques até a construção de regras de convivência na escola. Tudo de forma lúdica, atrativa e totalmente alinhada à BNCC.
1 – Atividade de Geografia para o 1º Ano sobre Situações de Convívio em Diferentes Lugares, com figuras para ligar o menino ao parque e exercício para diferenciar atividades que ocorrem em cada espaço
2 – Atividade de Geografia para o 1º Ano sobre Situações de Convívio em Praças Públicas, com frases para completar usando banco de palavras, exercícios para identificar comportamentos corretos e incorretos, e espaço para desenhar elementos de uma nova praça
3 – Atividade de Geografia 1º Ano sobre Regras de Convivência na Escola, com exercícios para criar um cartaz de boas práticas no refeitório, identificar atitudes corretas, pintar comportamentos adequados e avaliar se as regras foram respeitadas
4 – Atividade de Geografia 1º Ano sobre Convivência em Sala de Aula, com exercícios para criar regras de organização e respeito, identificar atitudes corretas e completar frases com palavras relacionadas à boa convivência escolar
5 – Atividade de Geografia para o 1º Ano que trabalha a identificação de atitudes corretas e erradas no convívio escolar, onde as crianças devem pintar círculos de verde ou vermelho conforme a ação apresentada
Quais são os objetivos das atividades de Geografia 1º ano sobre situações de convívio em diferentes lugares?
Essas atividades têm como objetivo desenvolver, de forma lúdica e prática, a compreensão sobre como utilizar espaços públicos e escolares de maneira responsável. Trabalham o respeito às regras de convivência, o cuidado com o patrimônio e a valorização do convívio social saudável.
Por que trabalhar regras de convivência desde os primeiros anos escolares é importante?
Ensinar regras de convivência desde cedo ajuda a criança a compreender limites, respeitar o próximo e agir de forma colaborativa. Isso impacta diretamente no comportamento dentro e fora da escola, contribuindo para um ambiente mais seguro e harmonioso.
Essas atividades podem ser aplicadas fora da sala de aula?
Sim! As propostas podem ser usadas tanto no ambiente escolar quanto em casa, durante passeios em praças, parques e shoppings. Isso reforça a aprendizagem e estimula a criança a colocar em prática o que aprendeu no dia a dia.
Conclusão
Ao trabalhar situações de convívio em diferentes lugares, oferecemos às crianças oportunidades para desenvolver a consciência cidadã, o respeito aos outros e o cuidado com os espaços públicos e coletivos.
As habilidades EF01GE03 e EF01GE04 garantem que o aprendizado vá além da teoria, incentivando a prática do diálogo, da cooperação e da convivência harmoniosa. Aplicando essas atividades em sala de aula ou em casa, você estará formando cidadãos mais atentos, responsáveis e participativos.
Espero que o nosso material seja um recurso valioso no seu planejamento pedagógico.
E não se esqueça de deixar um comentário compartilhando sua experiência com as nossas atividades!
Por fim, confira também: