Atividades de História 1º Ano – As Fases da Vida e a Ideia de Temporalidade

As atividades de História para o 1º ano sobre as fases da vida e a ideia de temporalidade são fundamentais para o desenvolvimento da noção de passado, presente e futuro nas crianças.

Por meio de propostas visuais, lúdicas e contextualizadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é possível ensinar aos alunos suas próprias vivências, memórias familiares e etapas do crescimento.

Atividades de História 1º Ano As Fases da Vida e a Ideia de Temporalidade

Neste artigo, o Pequeno Lobato reuniu atividades prontas para imprimir, elaboradas para ajudar os estudantes a se reconhecerem como sujeitos históricos em constante transformação. Aproveite!

Alinhamento das Atividades de História à BNCC – 1º Ano

  • Unidade Temática: Mundo pessoal: meu lugar no mundo
  • Objeto de conhecimento: As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado, presente, futuro)
  • Habilidade trabalhada: EF01HI01 – Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade.

Atividades de História 1º Ano – As fases da vida e a ideia de temporalidade

Nestas folhas de atividades, as crianças vão aprender a refletir sobre as transformações que já vivenciaram, a comparar diferentes fases da vida e a compreender a passagem do tempo de forma concreta e significativa.

Através de desenhos ilustrativos, leitura de imagens, frases para completar e associação de objetos, os alunos são estimulados a identificar suas próprias experiências e ampliar a consciência temporal de maneira lúdica e afetiva.

Clique aqui para ter acesso a mais de 190 atividades de História, totalmente alinhadas à BNCC e prontinhas para imprimir.

1 – Atividade de História 1º ano sobre as fases da vida e temporalidade com desenho, complete e ligue as figuras

Atividade de História 1º ano sobre as fases da vida e temporalidade com desenho, complete e ligue as figuras

2 – Atividade de História 1º ano sobre as fases da vida para numerar as imagens

Atividade de História 1º ano sobre as fases da vida para numerar as imagens

Gostaria de ter o material completo do Pequeno Lobato de História, totalmente alinhado à BNCC, com mais de 190 folhas de atividades prontas para imprimir? Então clique aqui.

Por que ensinar as fases da vida e a ideia de temporalidade no 1º ano?

Trabalhar as fases da vida e a noção de temporalidade com alunos do 1º ano é essencial para desenvolver sua identidade, estimular a construção da memória e introduzir os primeiros conceitos históricos. As atividades que apresentamos neste artigo não apenas seguem a BNCC, mas também traduzem esse aprendizado de forma concreta, afetiva e visual.

Qual é a importância de trabalhar a noção de tempo com crianças pequenas?

Ensinar a ideia de temporalidade no 1º ano ajuda a criança a compreender sua própria história, a se localizar no tempo e a desenvolver noções básicas de ontem, hoje e amanhã. Isso fortalece sua identidade e favorece o reconhecimento de mudanças no corpo, na rotina e nos vínculos familiares.

Como as atividades visuais e lúdicas contribuem para o desenvolvimento histórico das crianças?

Atividades com imagens, desenhos e frases curtas despertam o interesse e facilitam a compreensão. As crianças conseguem se ver representadas nas propostas e, assim, conectam as aprendizagens ao seu cotidiano. Isso torna o aprendizado mais divertido, significativo e efetivo.

Por que a BNCC valoriza o tema “fases da vida” no ensino de História?

Porque o conhecimento histórico começa a partir da história de vida da própria criança. A BNCC propõe que os alunos desenvolvam consciência histórica por meio da observação e da comparação entre diferentes tempos vividos. Essa habilidade é a base para futuros conteúdos mais complexos de História.

ATIVIDADES DE HISTÓRIA

Conclusão

Ensinar as fases da vida e a ideia de temporalidade com os alunos do 1º ano é uma maneira divertida, envolvente e eficaz de introduzir conceitos fundamentais da História.

As atividades aqui propostas — baseadas na BNCC e prontas para imprimir — favorecem a construção da identidade, o entendimento do tempo e o desenvolvimento da linguagem oral e escrita por meio de experiências pessoais.

Incentivar as crianças a se reconhecerem como sujeitos históricos é o primeiro passo para formar cidadãos conscientes do seu papel no mundo.

Gostou das nossas atividades? Deixe nos comentários sua opinião ou sugestão! Sua participação é muito importante para continuarmos oferecendo conteúdos de qualidade!

Deixe um comentário